O objetivo deste Blog é informar as pessoas sobre os mais variados assuntos, os quais não se vê com frequência nas mídias convencionais e ajudar a esclarecer duvidas sobre a nossa complexa realidade.

Aqui irei expor textos, reflexões, videos, imagens e etc. relacionados com os seguintes assuntos:
Psicologia, Teologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia, Sociologia e o funcionamento do sistema em geral.

Não esperamos que acreditem no que é apresentado aqui sem primeiro investigar por vocês mesmos, e nós insistimos que vocês o façam!
O que é postado aqui são apenas perspectivas e não "verdades absolutas", com isso quero dizer que não tentarei convence-los, mas estimula-los a irem além do que conhecem, ou acreditam conhecer.
Busquem informação e ajudem a dissemina-la! Com informação vem conhecimento, com conhecimento sabedoria, a sabedoria lhe aproxima da verdade.... e a verdade o libertará!
Ouça a todos, não siga ninguém.
A única revolução é a SUA Evolução da Consciência!

sábado, 11 de outubro de 2014

A Armadilha: O que aconteceu com Nosso Sonho de Liberdade?


The Trap: What Happened to Our Dream of Freedom é um Documentário inglês produzido pela BBC(Fato curioso, mas vale a pena conferir) que mostra como um período de incerteza e paranóia como a Guerra Fria, influenciou toda uma concepção de pseudo-liberdade que reduz os humanos a seres previsíveis e egoístas. Nesta visão, os seres humanos não precisam mais de políticos (humanos igualmente previsíveis e egoístas), e os mercados baseados em números e em "informações confiáveis" passariam a regular todo o sistema reduzindo a importância e o poder da democracia representativa (leia-se falsa democracia) e até mesmo do pensamento ideológico. O filme mostra como nos tornamos escravos deste sistema e como a psiquiatria tentou moldar o comportamento humano criando novas patologias e tratamentos que inibiam qualquer possível fuga ao padrão "normal" de conduta, transformando a população em seres cada vez mais previsíveis e superficiais.

Será mesmo?
O que aconteceu entre os países do hemisfério norte pode ser comparado em alguns aspectos com a época da ditadura militar aqui no Brasil. Apesar do documentário abordar na maior parte outros países, o modelo social que nós temos no Brasil hoje foi muito influenciado por essas culturas citadas no filme, certamente esse documentário tem muito a acrescentar para quem quer entender o contexto histórico que nos trouxe até onde estamos como sociedade.

O documentário é dividido em 3 partes:

  • 1) Fuck You Buddy (Engana Teu Amigo)
Neste episódio é analisado o aparecimento da Teoria dos Jogos durante a Guerra Fria e a maneira como os seus modelos matemáticos do comportamento humano se infiltraram no pensamento econômico. O programa traça a evolução da Teoria dos Jogos, com especial referência para o trabalho de John Nash, que acreditava que todos os seres humanos são criaturas egoístas e desconfiadas que se comportam constantemente de forma estratégica em relação aos outros. Nash, Nobel da Economia, inventou “jogos” baseados nas suas crenças sobre o comportamento humano, incluindo um chamado "So Long Sucker – Fuck You Buddy”, em que a única maneira de ganhar era traindo o seu parceiro de jogo. O que não era conhecida à época era que Nash sofria de esquizofrenia paranóide, sendo profundamente desconfiado de todos os que o rodeavam e estando convencido de que muitos estavam envolvidos em conspirações contra ele. Foi essa crença errada acerca das pessoas em geral que forneceu a base para as suas teorias.

  • 2) The Lonely Robot (O Robo Solitário)
O segundo episódio defende a teoria de que uma combinação de drogas como Prozac e de listas de sintomas psicológicos de depressão ou ansiedade são instrumentos para "normalizar" comportamentos e tornar os seres humanos mais previsíveis, como máquinas. Isso seria consequência do “mercado do auto-diagnóstico”, baseado em sintomas e não em causas reais. O que se passa é que pessoas com flutuações humorais perfeitamente normais se diagnosticam a si próprias como anormais, apresentando-se depois em consultórios psiquiátricos com esses diagnósticos onde, sem serem estudadas as suas histórias pessoais, são medicadas. O resultado é que muitas pessoas foram objeto de modificação comportamental e mental, por meio de drogas, sem qualquer necessidade médica rigorosa.

  • 3) We Will Force You To Be "Free" (Nós Iremos Forçar Vocês a Serem "Livres")
O programa final centra-se nos conceitos de liberdade positiva e de liberdade negativa introduzidos na década de 1950 por Isaiah Berlin. Curtis explica como a liberdade negativa poderia ser definida como “estar livre de coação” e a liberdade positiva ser definida como “a possibilidade de prosseguir um potencial”.

O programa gira à volta deste tema, revisitando a opinião de Berlin segundo a qual a liberdade negativa era a mais segura das duas e mostrando como muitos grupos políticos recorreram à violência em nome da conquista da liberdade.

*** *** ***
EDIT: Como a BBC é gananciosa e burra (porque eles nem sequer passam mais esse doc no canal) eles derrubaram o download 3 vezes já, eu não achei mais nenhum link com legenda, só achei um via torrent e sem legenda, sinto muito por isso.
Download do Documentário 
Completo
via Torrent

OBS¹: As legendas estão no Zip. Para ativa-las é preciso que o arquivo de vídeo esteja na mesma pasta que a legenda e ambos(arquivo da legenda e vídeo) precisam ter o mesmo nome.

OBS²: Antes o documentário estava no YouTube, mas pelo que eu entendi, a BCC não gostou disso e caçou todos videos com cenas do doc, por isso peço desculpas, procurei em tudo que é lugar não achei nenhum trailer pra dar uma vislumbre de como é, agora é só baixando pra ver mesmo. Eu recomendo hehehe



Postagens Relacionadas:

9 comentários:

  1. Eu baixei no meu cel e não esta legendado. Alguma forma de colocar a legenda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As legendas estão no Zip que você baixou e não no torrent. Pra ativar elas você precisa colocar o arquivo de vídeo na mesma parte que a legenda, e ambos precisa ter o MESMO nome, IDÊNTICO, sem nenhuma diferença.

      Excluir
    2. E agora que notei, eu cometi alguns erros de digitação:
      "Parte" deveria ser "PASTA", e "ambos precisaM..." hehehehe

      Excluir
  2. O link desapareceu. Não pode fornecer outro link?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, já é a terceira vez que derrubam, procurei e procurei, mas só achei pra baixar sem legendas no torrent
      http://thepiratebay.se/torrent/3795702/The_Trap__What_Happened_To_Our_Dream_Of_Freedom__(Adam_Curtis

      Excluir
    2. Obrigado. Já deu para sacar :)
      Um abraço

      Excluir
  3. Eu assisti por aqui.
    https://archive.org/details/Mcrost01-AArmadilhaPrograma2De3272

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...