Gostaria de sugerir esse vídeo como introdução do assunto.
A Vida é a Escolha entre Amor ou Medo
Veja que é "antinatural" qualquer estrutura que fragmente o grande fluxo da vida. E sendo antinatural, não pode haver a unidade, não pode haver a volta ao Uno. E nada é mais distorcido que o medo. Sua essência é a própria poluição da naturalidade da existência.
Logo, a evolução não se dá através de uma distorção, não se dá através do medo. Sendo a evolução o expandir da matéria a fim de que ela se una com a própria Divindade.
Nada que contraia pode conter ou dar ignição a essa evolução.
O medo é um agente da contração. Então, quem alimenta ou espalha o medo não apenas está estagnado, como também está ajudando a estagnação das pessoas ao redor. É um atentado contra a própria vida.
Perceba que não há evolução através do medo, e isso ocorre nas duas vias, no sentido de quem o propaga e no sentido de quem o alimenta. Se há um mito moderno sobre evolução, é justamente a ideia de que a pressa e o medo podem auxiliar num possível abrir de olhos. Mais que um mito, é pura ignorância.
Se a raiz de um processo está corrompida, todo o processo também o estará. Deste modo, a própria ideia de que há evolução através do medo só pode existir em uma mente poluída e preenchida pelo mesmo sentimento. Aqui então está o equívoco de um pseudoconsciente, cuja ignorância, no sentido de desconhecimento, induz o "pequeno eu" à falsa impressão de evolução.
A proposta para que isso possa ser revertido é o reconhecimento não apenas do erro, mas também da própria ignorância. Todavia, isso não é possível de acontecer a menos que haja um Impacto. Em não havendo a faísca causadora de uma mudança de visão, difícil será para que a pessoa egoica/ególatra reconheça sua estagnação.
Não há problema em cometer erros, erros são os portais para a descobertas, como Carl Jung disse "erros são, no final das contas, fundamentos da verdade. Se um homem não sabe o que uma coisa é, já é um avanço do conhecimento saber o que ela não é". Assim como não há problema em ter medo, tudo isso faz parte do processo. O problema está em se manter preso em um ponto de vista, estagnado na mesma perspectiva, impedindo o fluxo de consciência, é estar preso em um ciclo vicioso, caçando o próprio rabo, inconsciente de si mesmo e de toda magnificência da existência acontecendo a sua volta.
“Aquele que é consciente não morre;
Aquele que é inconsciente já está morto.”
O Dhammapada
Pois a raiz fundamental de uma evolução consciente está justamente na purificação dos sentimentos. Logo, o amor é a base de qualquer processo evolutivo. Estou falando de amor não no sentido de relação sexual, ou no sentido de atração emocional ou intelectual, ou uma “troca de energias”. O amor que estou falando não é a fome do coração pelo afeto, mas sim uma poderosa vibração vindo direto da Fonte.
É a percepção do que você realmente é, e portanto também é a percepção da conexão que existe entre tudo. Eckhart Tolle colocou dessa maneira, "amor é simplesmente reconhecer o outro como sendo você próprio, o reconhecimento da unidade é amor".
Mesmo não havendo total conhecimento de que sua presença está dentro de você, se neste instante o seu caminho é mais harmônico que outrora, significa que em breve você terá essa noção e perceberá o amor fluindo através do seu Ser.
Mas note que ao conhecer um sacerdote do medo, alguém que se apraz, mesmo que inconscientemente, em propagar o medo, você não deve tentar mudá-lo por caminhos diretos. Devido à complexidade em que se encontra a mente deste alguém, o mais sábio será manter-se neutro e possivelmente distante.
Alteração da pintura "O Grito" |
Evite julgar aqueles que não seguirem o caminho que você julga certo, esteja consciente que você também poderia está na situação deles, com a perspectiva deles, por isso esteja presente em si mesmo, e julgue a si mesmo.
A única maneira de mudarmos algo no mundo é mudando a nós mesmos e servindo de exemplo. Não adianta julgar e punir as pessoas por coisas que nós mesmos fizemos, poderíamos ter feito e fazemos ainda. Estamos todos passivos a errar, pressionar alguém que errou não é produtivo, busque criticar apenas de maneiras construtivas, jamais para machucar. Não seja parte do problema, seja parte da solução, ao invés de derrubar, ajude a levantar.
Lembre-se que o perigo pode ser real, mas o medo é uma escolha.
Belo texto.
ResponderExcluirGrato! :D
ExcluirPublica no face :-D
ResponderExcluirJá foi publicado antes, não gosto de ficar repetindo muito, em breve publicarei de novo (:
ResponderExcluirMuito bom, obrigado!
ResponderExcluirEsse blog é uma ferramenta importante, funciona como um letreiro poderoso. Obrigado amigo.
ResponderExcluirGratidão mutua a todos!
ResponderExcluirMto bom, obrigada!
ResponderExcluirDe quem é a imagem do quadro "O Grito" modificada? posso copiar e usar na web?
Não sei dizer de quem é porque eu achei no Tumblr. Mas por mim você pode usar :P
ExcluirCalar e não fazer nada não é uma opção, ver os outros se matando por não saber nada, enquanto os que sabem de alguma coisa se mantêm calados também é um erro, nôs na dimensão, no planeta em que estamo, a educação que recebemos, todos esses são o resumo do proprio medo, sentir medo não é uma escolha mas é algo que nôs nascemos com, pra podermos ver o certo e o errado, o medo, o preto ou negro, o ego nem sempre representam negatividade, por vezes as melhores coisas escondem-se nos lugares menos esperados. Somente meu ponto de vista!!
ResponderExcluirEu me sinto bem quando acesso esse blog e percebo que tem pessoas com interesse semelhante ao meu: evoluir, assim como tudo na natureza. Gratidão!
ResponderExcluir