Buda respondeu: “Nada.”
"Contudo", disse Buda, “Deixe-me lhe dizer o que eu perdi.
Raiva, ansiedade, depressão, insegurança, medo da idade e da morte.”
“Lembre, você não medita para ganhar algo, mas para abrir mão de algo.
Nós o fazemos, não com desejo de obter, mas de deixar ir.
Se você quer algo específico da meditação, não encontrará; não será capaz de encontrar. Mas, quando seu coração estiver pronto, a paz virá procurando por você.”
— Ajahn Chah
"A verdadeira meditação é abandonar a tentativa de manipular a experiência."
— Adyashanti
O que é realmente importante de se compreender sobre meditação é que não é o ato de meditar em si que importa, mas o estado de consciência que a meditação ajuda a assimilar e fortificar na nossa estrutura mental.
É a conexão com a essência(pura consciência) que ela vai revivendo momento após momento.
A Arte da Meditação - Alan Watts
(Talvez tenha que ativar as legendas no YouTube)
(Talvez tenha que ativar as legendas no YouTube)
O que é meditação e como praticar?
Não tem como definir a meditação, é diferente pra cada pessoa. O "mundo" é subjetivo, ou seja, depende do ponto de vista do observador. E meditação é algo que se busca dentro, não existe um manual.
O que eu entendo pelas minhas experiencias é o seguinte: O único momento que existe é o agora, o passado são só memorias, e o futuro são projeções baseados nas memorias passadas. Enquanto nós estivermos usando esses mecanismos mentais não podemos nos conectar com a "fonte", a sua essência, a parte mais elevada de você. Pensamos constantemente sobre coisas, preocupados com o passado, preocupados com o futuro, acabamos por não viver o presente. Isso é mais profundo do que dizer só "eu estou aqui e agora", é preciso realmente compreender essa frase em todas camadas no seu interior. A nossa verdadeira "alma" é o observador, o resto são ações da mente. O seu verdadeiro "eu" é o que observa momento após momento, infinitamente. O agora é realmente uma força poderosa, assim que o individuo disse sim para o instante, a afirmação se torna contagiosa. Explode em uma cadeia de afirmações que não conhecem limites. Dizem sim pra um instante, é dizem sim pra toda existência.
Algumas pessoas podem achar estranho eu estar postando sobre meditação, sobre os Chakra e espiritualidade em um blog que fala sobre "o sistema", mas na verdade é justamente esse tipo de informação que é importante ser disseminada.
Muitas pessoas passam tanto tempo estudando sobre a "maquina" que acabam esquecendo de si próprios, e se tornam a própria maquina.
Aqueles que controlam os sistemas não querem uma sociedade de pessoas pensantes que conhecem a si próprias na sua mais profunda complexidade (e simplicidade ao mesmo tempo, pois nós que complicamos tudo), não querem pessoas espalhando mensagens de amor e união e autoconhecimento. Pessoas que conhecem a si próprias, entendem melhor as pessoas e o mundo, assim teríamos mais consciência para nos unir e melhorar o mundo. Em uma sociedade unida não há guerras, não há fome, não há desigualdade, eles sabem que o poder é do povo, sempre foi, sempre será, por isso eles usam mentiras e jogos psicológicos pra nos induzir a inúmeras ilusões egoicas. Por esse motivo é vital que se de ênfase na busca do conhecimento interior mais do que no exterior.
Abaixo algumas citações do Osho (título de reverência concedido a certos mestres na tradição Zen do Budismo) Bhagwan Shree Rajneesh junto com uma sequência de videos explicando a meditação de modo um pouco mais aprofundado.
Meditar é não fazer absolutamente nada, seja física ou mentalmente. Se você começar a fazer alguma coisa, estará movendo-se para fora de seu centro. Quando estiver apenas sendo, isto é meditação. Não é possível fazê-la, não é possível praticá-la. É preciso apenas compreendê-la.
Sempre que você conseguir, pare todo o resto e encontre tempo para apenas ser. Após ter experimentado esse estado de tranqüilidade, aso poucos você começará a fazer coisas, mantendo-se alerta para que seu ser não seja perturbado. Isso não significa que você tenha que fugir da vida: você se torna o centro do ciclone.
Sua vida continua e, na verdade, torna-se mais cheia de alegria, com mais visão e criatividade. Ainda assim, você está nas nuvens, um observador nas montanhas, apenas vendo o que ocorre ao seu redor.
Meditação não é ciência, não é arte, não é trabalho - é jeito. Brinque um pouco com a idéia de que não está fazendo nada. Um dia você se surpreenderá: ela terá acontecido. Basta esperar o momento certo.Dizem que devemos agarrar as oportunidades. Pois eu digo o contrário: continue aberto à meditação e, quando o momento chegar, quando você estiver realmente relaxado e aberto, a meditação irá agarrá-lo. E depois disso não o deixará mais."
— Osho Bhagwan Shree Rajneesh
Veja também:
Qualquer momento pode ser uma meditação, meditar é observar, essa é a essência. esse vídeo tenta explicar como é meditar, não se preocupe de fazer exatamente como o vídeo fala, tudo tem seu tempo, a posição de meditação pode ser a que você quiser e se sentir confortável, mas é recomendado que mantenha a coluna inclinada para evitar sonolência.
Não é necessário parar de pensar como sugere o narrador, isso acontece com o tempo, não tenha pressa.
— Osho Bhagwan Shree Rajneesh
O que é Iluminação?
Por Adyashanti
Veja também:
- Tipos de Meditação
- O Poder do Agora
- A Ciência da Espiritualidade
- Uma Mensagem de Esperança
- Despertando como Um
- Explicação sobre os Chakra
- A Glândula Pineal
- A Singularidade/Ponto Zero e a Dualidade
Sugestão de como meditar:
Qualquer momento pode ser uma meditação, meditar é observar, essa é a essência. esse vídeo tenta explicar como é meditar, não se preocupe de fazer exatamente como o vídeo fala, tudo tem seu tempo, a posição de meditação pode ser a que você quiser e se sentir confortável, mas é recomendado que mantenha a coluna inclinada para evitar sonolência.
Não é necessário parar de pensar como sugere o narrador, isso acontece com o tempo, não tenha pressa.
Introdução
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte5
Parte 6
Olá,
ResponderExcluirsomos da assessoria de comunicação de um grupo de artesãos que desenvolvem objetos para ajudar a aliviar o stress e a ajudar na meditação, como japamalas, masbahas e kombolóis. Gostaríamos de convidá-l@ para uma visita em nosso blog e Facebook: http://maosocupadas.blogspot.com
Um abraço,
Ahow! Comunicação
Muito bom! Esse blog merece mais atenção!
ResponderExcluirObrigado :D
ResponderExcluirEle terá!
ótimo texto zuzo! parabens pelo blog
ResponderExcluirGrato, mas esse blog não pertence ao Zuzo, ele é um moderador da página apenas.
Excluirhá alguma possibilidade do corpo astral não conseguir retornar ao corpo físico?
ResponderExcluirSó se acontecer algo com o seu corpo físico, caso contrario, não.
Excluiralguém q 'pratique' viagem astral? realmente funciona? Li um depoimento de um cara q diz ter encontrado uma pessoa do plano físico no plano astral, bateram um papo de boas lá. Isto realmente é possível?Ótimo blog!! vlw!! :D
ResponderExcluirSim. Mas não é sobre "funcionar", pois algumas pessoas não estão aptas pra esse tipo de coisa, determinadas capacidades não devem ser forçadas, pois não é apenas uma questão de treino e disciplina, mas também uma questão genética.
ExcluirGratidão por compartilhar essa sabedoria conosco!
ResponderExcluirMuita luz e paz a todos!
Ao dispor (:
ExcluirMUITO BOM! Obrigado por compartilhar.
ResponderExcluirNamastê!
Olha, legal o blog e tal... Mas vamos lá:
ResponderExcluirGostaria de dizer que o Osho ao qual você se refere, não é osho de verdade na posição do Zen Budismo... Ele se auto proclamou isso, e qualquer professor ou sensei da tradição Zen irá dizer que os ensinamentos desse ser não são os melhores a serem seguidos, no que se refere a uma busca budista... Além disso, ele é reconhecido por vários problemas, incluindo os relacionados aos seus seguidores... Não é difícil encontrar os relatos sobre suas ideias, vícios e comportamentos vinda dos próprios seguidores...
Digo isso não para inibir qualquer coisa, mas como aviso compassivo: A maioria dos mestres budistas que conheço e que já presenciei sua resposta sobre o Bhagwan, dizem que esse tipo de ensinamento new-age, mc-mindfulness e etc pode ser prejudicial. Além do fato da conduta do mesmo não ser apropriada de alguém que se diz mestre.
Uma boa busca no google pode te trazer esse arquivo:
Osho, Bhagwan Rajneesh, e a Verdade Perdida, por Christopher Calder
Pode ser um bom começo.
Existem diversos conhecimentos soltos que são positivos, a principio, pois fisgam os que buscam por maior autoconhecimento e os colocam no caminho... Mas misturar diversas ideias fora dos seus contextos pode criar obstáculos futuros na prática mais séria. Existe um longo caminho entre a visão pessoal da espiritualidade até um conhecimento absoluto, e obviamente a linguagem é gradual em cada estágio de cada um... Mas temos que ser mais rígidos quanto as fontes das informações...
Grato pelas informações e pelo divino serviço que vcs do blog estão fazendo para a humanidade, e consequentemente para o Universo. Espero que esse blog continue firme e forte. Grande abraço.
ResponderExcluirEu acho esse blog fantástico, fico horas e horas lendo e relendo alguns textos, e isso só me ajudou a crescer como ser humano. É por isso que eu digo, a internet é tão poderosa quando utilizada pra fins construtivos, é uma pena a grande maioria dos usuários utilizarem para redes sociais e outras ferramentas do sistema.
ResponderExcluirFico feliz em saber que lhe foi produtivo!
ExcluirAmo este Blog, sempre tiro informações preciosas que ajudam a esclarecer muitos aspectos autoquestionados. Muito obrigado por ter a genialidade em dispor este conhecimento!
ResponderExcluirBom dia, desculpe fugir um pouco do assunto mas foi o unico lugar que encontrei no site para fazer essa pergunta.
ResponderExcluirfico numa grande duvida de qual a definição do tipo de estudo que o blog está relacionado, espiritismo, esoterismo, budismo.. Tem uma definição? ou é só um estudo geral? obrigado.
A ideia é tocar varias áreas de conhecimento para fornecer uma perspectiva mais ampla.
ExcluirEu amo vocês! Gratidão eterna.
ResponderExcluirEsses vídeos de meditação de 'o segredo' são perfeitos. Eu usava o mesmo processo instintivamente e funciona, abre as portas da percepção. Nem precisa ir até o fim, só precisa ficar nos primeiros onde se estimula a Terceira Visão.
ResponderExcluir