O perigo é tanto para os trabalhadores, que manipulam os venenos, quanto para os cidadãos, que consumem os produtos agrícolas. Só quem lucra são as transnacionais que fabricam os agrotóxicos. A ideia do filme é mostrar à população como estamos nos alimentando mal e perigosamente, por conta de um modelo agrário perverso, baseado no agronegócio.
"O documentário de Silvio Tendler pode insinuar um filme de terror, mas O veneno está na mesa, película do experiente documentarista brasileiro, assusta mesmo pela revelação, em vídeo, de uma realidade cotidiana: 28% dos alimentos oferecidos à população brasileira são insatisfatórios para consumo. Baseado em dossiê da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), divulgado em 2012, o filme mostra que desde 2008, quando ultrapassou os Estados Unidos, o Brasil é o país que mais utiliza agrotóxicos no mundo.
Elaborado por pesquisadores de diversas universidades federais brasileiras, o extenso relatório da Abrasco reúne dados oficiais e uma série de estudos que denunciam o descontrole do uso de agrotóxicos no Brasil e comprovam os graves e diversificados danos à saúde provocados pelo uso de biocidas. O dossiê foi divulgado em três momentos no ano passado, sendo que os últimos dados foram tornados públicos em novembro. O nível médio de contaminação dos alimentos colhidos nos 26 estados do país é grave: pimentão (91,8%), morango (63,4%), pepino (57,4%), alface (54,2%) e cenoura (49,6%), apenas para citar alguns exemplos."
Documentário Completo
- Postagens Relacionadas:
- A Obsolescência Programada em um Sistema Insustentavel
- A Educação Proibida
Também tem o segundo filme O Veneno Está na Mesa II (2014) https://www.youtube.com/watch?v=fyvoKljtvG4 acrescenta ele na postagem.
ResponderExcluirGrato! Farei uma postagem separada pra esse segundo.
ExcluirBoa Noite,
ResponderExcluirDe todos os alimentos contaminados, o pior são as carnes de animais mortos.A carne dos animais contém os compostos químicos que foram acumulados em seu organismo ao longo dos anos. Estudo realizado com o leite de mulheres vegetarianas mostrou que seu teor agrotóxico é quatro vezes menor do que o encontrado no de mulheres onívoras. Isso mostra que a contaminação maior ocorre pelo consumo de carne. Em diversas fazendas pode ser aplicados no lombo dos animais carrapaticidas e produtos repelentes em enormes doses. Diversos compostos ficam acumulados no tecido adiposo dos animais e são posteriormente ingeridos por seres humanos.Eu sou vegetariana e ,apesar de não comer carne vermelha nunca,pois a minha família é e sempre foi vegetariana, sofremos com esses agrotóxicos que contaminam até os vegetais, frutas e grãos que consumimos como única fonte de alimento. O vídeo é esclarecedor e estarrecedor.Precisamos nos conscientizar do que ingerimos, pois faz uma enorme diferença na qualidade de vida, tanto física, quanto espiritual. Um assunto relevante que merece vários posts. Parabéns
Grato, mas eu não mereço os parabéns hehe, estou só compartilhando conhecimento :D
ExcluirBoa noite,
ResponderExcluirNão importa, o que realmente vale são as intenções de transmitir conhecimentos, afim de esclarecer aos interessados. Só isso, já vale os parabéns.Mônica